terça-feira, 22 de junho de 2010

As Cruzadas

O que foram as Cruzadas

As cruzadas foram tropas ocidentais enviadas à palestina para recuperarem a liberdade de acesso dos cristãos a Jerusalém. A guerra pela terra santa que durou do século XI e XIV foi iniciada logo após o domínio dos turcos seljúcidas sobre esta região considerada sagrada pelos cristãos.


Vantagens das Cruzadas

As Cruzadas foram um grade atrativo para a sociedade contemporânea.

As expedições ofereciam grandes oportunidade comerciais aos mercadores da poderosa cidades do Oriente.

Contribuíram para o renascimento do mediterrâneo como via marítima, utilizada para dar vigor as atividades comerciais das cidades costeiras da Itália graças aos transportes para o Oriente.

As cruzadas para o Oriente

Foram oito cruzadas oficiais, que se estenderam de 1096 a 1270. Entretanto houve varias peregrinações a Jerusalém de caráter espontâneo, desde o apelo de urbano II.

A primeira Cruzada (1096 a 1099) era formada por contingentes franceses, alemães normandos do Sul da península Itálica. Recebeu apoio naval do imperador bizantino e, após três anos de sangrentos combates, conquistou Jerusalém.

A 2° Cruzadas

A tomada de Edessa pelos mulçumanos motivou a formação da segunda cruzada, que foi derrotada, possibilitando a reconquista de Jerusalém pelos mulçumanos em 1187.

A 3° Cruzadas

A terceira cruzada (1189 a 1192) foi organizada para resgatar Jerusalém. Essa expedição também ficou conhecida como Cruzadas dos reis, pois contava com participação de Felipe Augusto (rei dos franceses), Ricardo Coração de leão (rei dos ingleses) e Frederico Barba Ruiva (Imperador do sacro império).

A 4° Cruzadas

A quarta cruzada esteve intimamente ligadas ao interesse comerciais italianos. Foi financiado por Veneza, que desviou sua rota para o litoral Adriático e conquistou a cidade de Zara, húngara e cristã. Seu alvo seguinte foi à cidade Constantinopla, que passou para o domínio de Veneza, juntamente com todo império Bizantino.

As Outra Cruzadas

As cruzadas seguintes adotaram a estratégia de atacar o Egito para depois tomar Jerusalém. Mas os críticos europeus não conseguiram igualar-se aos poderio militares mulçumano e passaram a acumular fracassos nos campos de batalha a partir da quinta cruzadas.

As Cruzadas no Ocidente

As Cruzadas realizadas no continente Europeu foram talvez mais importante que as do Oriente. Elas tomaram três direções: A reconquista, na península ibérica; a expansão cristã nas terras eslavas; a cruzadas albigense no sul dos domínios franceses.

Alem dos mulçumanos e dos pagão, as cruzadas combateram igualmente os hereges, isto é, aqueles que não seguiam os dogmas e as praticas estabelecidas pela igreja.

No século XII foi organizada uma grande cruzadas contra os hereges dominados cátaros, do sul da França, cujo principal centro era a cidade de Albi. Por essa razão esses hereges era conhecidos também como Albigenses. A cruzada reuniu a igreja, o rei francês e seus vassalos do Norte.


Nome do Grupo:Priscila(Lider)

Cinthia

Isabela Rodrigues

Flávia

Bruno

yoon


Extraido do Site:www.google.com/wikipédia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário