segunda-feira, 26 de abril de 2010

Feudalismo

O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano. Predominou na Europa durante a Idade Média. Segundo o teórico escocês do iluminismo, Lord Kames, o feudalismo é geralmente precedido pelo nomadismo e em certas zonas do mundo pode ser sucedido pelo capitalismo. Os senhores feudais conseguiam as terras porque o rei dava-as para eles. Os camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos e em troca recebiam o direito a um pedaço de terra para morar e também estavam protegidos dos bárbaros. Quando os servos iam para o manso senhorial, atravessando a ponte, tinham que pagar um pedágio, exceto quando iam cuidar das terras do Senhor Feudal.


Poder Político

Durante o predomínio do feudalismo , os governos centralizados da Europa Ocidental enfraqueceram-se . O poder político passo a ser dividido com os senhores feudais, detentores de grandes extenções de terras que governavam seus domínios exercendo autoridade administrativa, judicial e militar .


Suserania e Vassalagem

. Suserano - devia proteger militarmente seus vassalos e dar-lhes assistência juridica. Tinha direito de reaver o feudo do vassalo que morasse sem deixar herdeiros , de proibir o casamento do vassalo com pessoa que lhe fosse infiel etc .

. Vassalo - devia prestar serviço militar ao suserano, libertá-lo, caso fosse aprisionado por inimigos, comparecer ao tribunal presidido pelo suserano toda vez que fosse convocado etc . Recebia proteção militar do suserano .

FEUDO - palavra derivada do germânico febu (gado),significando um " bem oferecido em troca de algo " . Os feudos podiam ser uma extenção de terras , um castelo, uma quantia em dinheiro ou outros direitos .

Sociedade dividida

. Nobres (Bellatores, palavra latina que significa "guerreiros" ) - ordem dos detentores de terra, que se dedicavam basicamente ás atividades militares .

. Clero (Oradores, palavra latina que significa " rezadores " ) - ordem dos membros da Igreja católica, destacando-se os dirigentes superiores, como bispos, abades e cardeais .

. Servos (Laboratores, palavra latina que significa " trabalhadores " ) - compreedendo a maioria da população camponesa, os servos realizaram os trabalhos necessários á subsistência da sociedade .




Produção econômica

Na sociedade feudal predominou a população de bens agrícolas e pastoris, que tinham como principal unidade produtora o senhorio (extensão de terra) e como forma de trabalho, a servidão .

Divisão do Feudo

• Manso senhorial (domínio): uso exclusivo do senhor feudal.
• Manso servil: arrendada aos servos e dividida em tenências.
• Manso comunal: terras comuns (pastos, bosques, florestas).

. os campos abertos ( terras comunais ) : bosques e pastos de uso comum, em que os servos podiam recolher madeira, coletar frutos e soltar os animais - mais não podiam caçar ( um direito exclusivo do senhor )



  • Tributos e Impostos da Época


  • As principais obrigações dos servos consistiam em:


  1. Corveia: trabalho compulsório nas terras do senhor em alguns dias da semana;
  2. Talha:Parte da produção do servo que deveria ser entregue ao nobre
  3. Banalidades:tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do feudo, como o Moinho, o Forno, o Celeiro, as Pontes;
  4. Capitaçao: imposto pago por cada membro da família (por cabeça);
  5. Tostao de Pedro
  6. ou Dizimo: 10% da produção do servo era pago à Igreja, utilizado para a manutenção da Capela local;
  7. Censo: tributo que os vilões (pessoas livres, vila) deviam pagar, em dinheiro, para a nobreza;
  8. Taxa de Justiça: os servos e os vilões deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre;
  9. Formariage: quando o nobre resolvia se casar, todo servo era obrigado a pagar uma taxa para ajudar no casamento, era também válida para quando um parente do nobre iria casar.
  10. Mão Morta: Era o pagamento de uma taxa para permanecer no feudo da família servil, em caso do falecimento do pai ou da família.
  11. Albermagem: Obrigação do servo em hospedar o senhor feudal.
  12. Muitas cidades européias da idade media tornaram-se livres das relações servis e do predomínio dos nobres. Essas cidades chamavam-se burgos. Por motivos políticos, os "burgueses" (habitantes dos burgos) recebiam freqüentemente o apoio dos reis, que muitas vezes estavam em conflito com os nobres. Na língua alemã, o ditado Stadtluft macht frei ("O ar da cidade liberta") ilustra este fenômeno. Em bruges, por exemplo, conta-se que uma certa vez um servo escapou da comitiva do conde de Flandres e fugiu por entre a multidão. Ao tentar reagir e ordenar que perseguissem o fugitivo, o conde foi vaiado pelos "burgueses" e obrigado a sair da cidade, em defesa do servo, que se tornou livre deste modo.

Fonte de pesquisa : História Global Brasil e geral editora Saraiva escrito por Gilberto Cotrim .

www . Wikipédia.org/wik/feudalismo


Nomes:Laissa
Camila Morais
Camila Caroline
Mariana
Linda Inês


Nenhum comentário:

Postar um comentário